terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

uyuni - bolivia





ja fui.
absurdo, lugares bizarramente bonitos.
vulcoes, geisers, lagunas verdes, azuis e vermelhas. muito sal e altitude.
desertos, muitos desertos diferentes.
nao sei mais o que escrever.
incrível.


tacna - peru / arica - chile


ingresso a chile

foto: fronteira chile/bolivia

saida de chile

camana - peru



praia do pacifíco, meu primeiro contato com o outro oceano.
conheci um argentino que ja está viajando a um ano sem grana nenhuma, só fazendo "trampos", anéizinhos, pulserinhas, etc. achei incrivel e agora to pensando em uma maneira de ganhar dinheiro viajando, talvez desenhado ou fazendo origamis, ta dificil de pensar em coisas que eu me disponibilizaria a fazer para ganhar dinheiro viajando, me ajudem com sugestoes.
bom viajamos juntos por alguns dias junto com uma cadelinha preta que ele adotou em machu pichu. ele esconde a cadela numa mochila e entra com ela no onibus. ela fica tranquila dormindo sem muitos problemas e estao subindo juntos em direçao ao mexico.
patagonia - mexico, quero fazer esse percurso também!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

machu pichu - peru




bom o caminho é realmente tenebroso, altos abismos, estradinha precaria com varios deslizamentos ao longo do caminho, cachoeiras que despencam agua no meio da estrada. a vista compensa, muitas montanhas e um rio furioso nos acompanha do centro do vale. depois da parte do onibus 2 horas e meia de caminhada seguindo o trilho do trem. tenho companias de varios outros mochileiros. escuresse e eu ilumino o caminho com minha camera sem foco, atravessar pontes no escuro da um puta medo pois tem de pisar somente nas vigas de madeira. chego em aguas caliente a noite. cidade mega turistica, com hoteis luxuosos para seduzir europeus e americanos cheios da grana. bizarro pois a cidade é minuscula, um vilarejo.

quase desisti de visitar machu pichu pois estava muito caro, só para entrar custa 40 dólares!
e também tive minha primeira enfermidade, creio que uma enfermidade de 30 dias de viagem. fiquei gripado com a garganta zuada. tive que ficar 2 dias inteiros de cama tomando sopinha. e quando finalmente nao aguantava mais ficar naquele lugar, decidi ir a mach pichu mesmo ainda um pouco zuado.

a paisagem é incrivel, andei feito um louco, pensei que fosse desmaiar, pois subi uma montanha que da uma vista panoramica de machu pichu, a waynapichu, caralho que porra cansativa, mas valeu a pena. a paisagem que se ve de frente da cidade que muito foda, montanhas, um rio percorrendo o vale, muitas nuvens. idescritivel.

cuzco - peru



aqui muitas igrejas foram construidas sobre estruturas de construcoes incas, e acho que foi aqui tambem aquela cena de diarios de motocicleta onde um menino mostra pro che a diferança entre o muro construindo pelos incas com pedras gigantecas e encaixadas perfeitamente, e o muro dos incapazes se referindo aos espanhois com pedrinhas pequenas e toscamente encaixadas. os guias mirins por aqui repetem o mesmo jargao utilizado no filme, eh bem interessante.

ha uma rua aqui que se me recordo bem se chama "procuradores", uma rua proxima a praça central, la se vende de tudo em qualquer lugar, restaurantes, lokinhas, com carinhas que te oferencem grande variedade em relaçao a aditivos mentais. tudo, tudo nao sei mas ha uma grande variedade de produtos como san pedro (chá e pó), ayahuasca, coca, maria, doces. o preço eh acessivel, mas tem de ficar esperto pois ja ouvi casos de chilenos que levaram um bolo quando queriam comprar umas marias. mas há também uma granade richa entre peruanos e chilenos que pode ser o motivo do bolo, uma richa antiga que agora está bem evidene por uma disputa por territorio marítimo.

ha também mulheres oferecendo massagens por toda parte. cuzco eh rota obrigatória para quem quer ir para machu pichu, por isso a cidade está repleta de turistas, principalmente chilenos.
vou a machu pichu por uma rota alternativa e mais barata, pois a trilha inca está fechada todo mes de fevereiro e ir de trem eeh muito caro!

vou fazer o seguinte trajeto, ir ate santa maria depois santa teresa, duas cidadezinhas bem pequenas depois pegar um onibus ate uma hidroelérica e de lá fazer uma trilha de duas horas e meia percorrendo o trilho do trem até aguas calientes, cidade onde se compra as entradas para machu pichu. dizem que este caminho eh perigoso porque as estradas sao percarias e na beira de precipicos mortais. bom eh o caminho que tenho pois de trem sai o triplo do preço. algo como 30 soles pelo caminho alternativo, de trem algo em torno de 93 soles. isso só o trajeto de ida.

arequipa - peru



praça central linda. fiquei na bad por 3 dias aqui. deixei de visitar um lugar chamado canion del colca, dizem eh super bonito, acho que eh o segundo canion em profundidade no mundo. esqueci minha tolha hightech lá também.

puno - peru



ilhas flutuantes, só vim para cá porque queria conhecer as tais ilhas feitas de totora um vegetal da regiao. puno tambem fica nas margens do lago titicaca, lugar onde flutuam as tais ilhas.
a cidade eh bem turística, logo que cheguei ja vi todos os custos para visitar as ilhas, e tratei de domir cedo para visita-las de manha. foi uma merda, fiquei super desapontado, tudo eh demasido artificial, tudo estruturado para gringos, as ilhas todas sao estruturadas da seguinte forma, banquinhos para que os turistas se sentem e o guia de uma grande explicacao sobre a vida do povo das ilhas, maquetes para explicar como eles constroem as ilhas, um semi circulo de cholas vendendo artesatato local, todos identicos de barraca em barraca, e todas te chamam por "papito".
e
achei demasiado atificial para gringos. parti no mesmo dia de puno, com destino para arequipa - peru. nao tinha nenhuma referencia sobre arequipa soh queria sair logo de puno. tava meio na bad tambem desde que cheguei no peru

voltando a la paz com direcao ao peru

aaaa

oruro - bolivia


carnaval mais famoso da bolivia. é uma verdadeira zona de guerra. pentelhos por toda parte armados com grandes armas e pistolas, sprays de espumas de bixiguinhas cheia de agua. os pais incentivam os filhos a atacarem os estrangeiros. se voce for loiro entao está fodido vai voltar pro hostel enxarcado. depois de sair com umas argentinas e chilenas inocentemente e ser atacado sem piedade resolvi me armar. comprei todos os artigos que pude e me diverti muito. mas sempre levavamos a pior pois tinha uma loira no grupo tornando o grupo um alvo visado por todos.
e
o carnaval se baseia em guerra de agua e desfiles diarios. as fantasias sao fantasticas com máscaras de seres interesantes, tinha um que parecia um preto velho inca, um rosto gordo com um cachimbo bem grande, cara de mau. diablos pendurados em alguns lugares da cidade. entrei também numa rave que rolou num dos dias do carnaval gratuitamente burlando a segurança, mas era muito ruim, musica péssima fiquei uns 20 minutos apenas, ainda bem que nao paguei nada.
e
próximo a cidade existe umas termas, visitei uma, mas era meio nojenta, se tratava de uma piscina cheia de gente, principalmente bolivianos, uma agua meio escura e quente. eu pensava encontrar um piscina natural saindo fumacinha, mas nada disso. até tinha esta piscina mas nao podia entrar pois a temperatura variava muito ao acaso podendo causar queimaduras...