domingo, 20 de janeiro de 2008

primeiro passo na bolívia


ontem pela primeira vez na minha vida eu pisei em outro país, a bolívia. fui verificar as informções de um carinha da rodoviária de corumbá que dizia não ter passagem para o trem da morte por 5 dias. o holandes que estava comigo e precisava comprar a passagem pro mesmo dia, perguntou se eu não queria acompanhá-lo. fui com ele para comprar a minha passagem. fomos de taxi até a fronteira, nos informamos com a polícia de fronteira que não precisaríamos carimbar o passaporte já que estávamos apenas indo comprar os tickets.

atravessamos a fronteira a pé e de lá pegamos um taxi boliviano até a estação de porto soares. existem duas estções de trem bem próximas a fronteira: puerto quijarro e puerto suarez. optamos pela segunda opção pois o taxista nos informou que quijarro por ser mais perto da fronteira é sempre cheio. porém mesmo assim encontramos fila grande na estação. pessoas furando a fila e outras gritando "la cola!, la cola!!".

comprei as passagens, mas para isso tivemos que trocar os reais por bolivianos. acho que não fiz um bom negócio no cambio. minha passagem é para dia 21 de puerto suarez até santa cruz de la sierra. são em torno de 16 horas de viagem num trem (no meu caso) sem ar condicionado.

o cara da rodoviária estava mentido.
passagem para o trem da morte

existem vários tipos de trens. uns bem baratos e outros caros. o meu custou 115 bolivianos um meio termo, algo em torno de 38 reais. os mais caros custavam em torno de 212 bolivianos, com camas, ar condicionado e duas pessoas por cabine.

Nenhum comentário: