quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

puerto suarez - santa cruz de la sierra - bolívia


muitas horas de viagem. o trem é bem lento e para em várias estacoes. pessoas vendem de tudo dentro e fora do trem, principalmente criancas. eles passam a cada 30 minutos oferecendo pasteis de queijo, café brasileiro, limoes, uma espécie de pao de queijo e muitas outras coisas que nao tinha a menor idédia do que eram. a paisagem é bem parecida com a do pantanal matogrossense.

entrei no trem as 13:30. a parte da viagem que tinha sol foi muito agradavél, fiquei na janela com a cabeca para fora como um cachorro babao passeando de carro. a noite a paisagem mudou bastante. a lua estava cheia. o barulho contínuo do atrito dos trilhos do trem dificultavam dormir. muitas formacoes rochosas. paramos em uma grande estacao, as luzes se acenderam. muitas criancas gritando o nome das coisas que vendem.

no comeco da madrugada entraram no trem várias pessoas que pareciam ser de alguma religiao estranha, todos loiros, bem europeus com roupas estranhas, as mulheres vestiam preto dos pés a cabeca. os homens camisas socias caipiras com macacao jeans. um deles sentou do meu lado. tinha cheiro de banha. foi difícil dormir novamente. até entao eu estava com dois assentos livres para mim, agora estava expremido em um. foram mais ou menos 21 horas de viagem. cansativo mas valeu a pena.

cheguei a santa cruz aproximadamente pelas 10:00 de la mañana.

Nenhum comentário: